• Impetil Bandung

    Impetil Bandung

    Impetil Bandung

  • Ita NIa Kalendariu

    May 2010
    M T W T F S S
     12
    3456789
    10111213141516
    17181920212223
    24252627282930
    31  
  • Top Clicks

    • None

Xanana nega pretensão da Woodside e recusa-se a receber ministros australianos

5-May-2010 – 19:30

O primeiro-ministro de Timor-Leste já comunicou à empresa Woodside que não aceita uma plataforma flutuante no campo petrolífero Greater Sunrise e recusa-se a receber dois ministros australianos que pretendem um encontro com ele para discutir o assunto.

Fonte do gabinete de Xanana Gusmão disse à Lusa que foi dada uma resposta na terça-feira à Woodside, mantendo a posição conhecida do Governo timorense, que pretende que seja construído um pipeline para o seu território em vez de uma plataforma flutuante como pretende a empresa australiana.

Segundo a mesma fonte, Xanana Gusmão recusa-se também a receber os ministros australianos dos Negócios Estrangeiros e o da Energia e Recursos, que pretendiam encontrar-se com ele no dia 14, em Aileu, a sul de Díli, para discutir o assunto.

O governo australiano considera que a localização do processamento do gás de Sunrise é “uma decisão comercial” e advertiu o Governo timorense de que espera que cumpra as suas obrigações na exploração conjunta daquele campo.

O ministro da Energia e Recursos da Austrália, Martin Ferguson, em declarações citadas pelo jornal The Australian, havia advertido o governo timorense de que deverá cumprir os acordos petrolíferos existentes, considerando que o local de processamento do gás natural é uma decisão comercial do consórcio para a exploração do campo de Greater Sunrise.

“O governo australiano está comprometido com o Tratado do Mar de Timor, o Acordo Internacional de Utilização Conjunta, e o Tratado sobre Ajustes Marítimos no Mar de Timor. Como sempre dissemos, vamos realizar as nossas obrigações e esperamos que o Governo de Timor-Leste cumpra as suas obrigações”, declarou o ministro.

A Woodside anunciou a escolha da construção de uma plataforma flutuante para processar o gás natural extraído do campo Greater Sunrise, no Mar de Timor, em detrimento de o fazer em Timor-Leste, encaminhando-o por um pipeline.

O Governo de Timor-Leste reagiu oficialmente ao anúncio, em comunicado, afirmando que não dá o seu aval a essa solução, “agora e no futuro”, e lembrou que o processo terá de ser aprovado pelos governos de Timor e da Austrália, de acordo com o Tratado Petrolífero que rege o campo em causa.

O Greater Sunrise está pronto a ser explorado e possui reservas estimadas em 300 milhões de barris de condensado e 177 milhões de toneladas de gás de petróleo liquefeito, correspondentes a 2,05 mil milhões de barris de petróleo.

Fonte: http://noticiaslusofonas.com

\m/ \m/

😉

PS: Ita tem kes hamrik hamutuk hodi kontra ema liur!!!🙂

Leave a comment